O advogado tendo a função profissional de defender os interesses sociais e garantir o funcionamento de um Estado Democrático imparcial parente a justiça e a convivência comum, garantindo os direitos e garantias fundamentais para que haja uma qualidade de vida e estabilidade de convivência social uns com os outros. Respeitando os princípios que tange a profissão de maneira que seja apreciável de forma singular ao nobre exercício da advocacia, uma vez que os detentores do saber utilizarem deste para o bem comum.
A função do advogado no sistema jurídico não é apenas em ser uma peça para que venha a fluir, tem também como característica social, profissionalmente falando o advogado vem a tratar dos interesses de um indivíduo ou mais. Defendendo os direitos garantidos por nossa Constituição, defendendo princípios de vida social e fundamental, tem função indispensável para que esses Direitos e Garantias venham a ser cumpridos, para que haja “justiça” e um funcionamento de um chamado Estado Democrático.
Na busca de uma sociedade mais justa, harmônica, fraterna e de imparcialidade perante julgamentos ou distintas opiniões, respeito a escolhas, a decisões, a atitudes e também a sabedoria de diferenciar o certo do errado; tendo visto que certo e errado são conceitos próprios, e observando que temos regras para serem respeitadas.
O advogado tem um papel tem um poder de “Cidadão advogado” tem uma participação maior a construção da democracia ou a sua fiscalização do que o “Cidadão comum”, uma vez que capacitado juridicamente em face de sua formação acadêmica e de um treinamento do se cotidiano, uma vez que seu exercício profissional o impele, podendo discernir e influir de forma eficaz e eficiente na persecução da Democracia e da Justiça.
Na sociedade brasileira devido às contradições e características socioeconômicas e políticas que são apresentadas, dentre tantas outras, as funções de postular e defender a Constituição, a ordem pública do Estado Democrático de Direto, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento das culturas e das instituições jurídicas. Nesse panorama de visão se aponta a indispensabilidade do Advogado, sua importância e sua presença dentro da sociedade, bem como profissional do ordenamento jurídico como detentor de conhecimento para regular e fiscalizar.
Como instrumento de trabalho o Direito e utilizado pelos advogados, ates mesmo de ser um curso superior que engloba distintas matérias envolvidas no âmbito do direito. O Direito e visto como uma ciência que estuda as Leis, que é um meio do ser humano alcançar a justiça social.
Para que seja zelado o cumprimento da Lei existem os órgãos e profissionais competentes, do mesmo modo que para que se zele dos Direitos e garantias temos o papel de nossos advogados, que são qualificados e competentes para este zelo. O advogado trabalha em interesse de outros e não pra si próprio, em todas as áreas do ordenamento jurídico, onde se precisar deste profissional La estará ele com sua nobre profissão para servir e defender seus interesses, infelizmente como em toda profissão tem aqueles que são maus profissionais, que visam apenas interesses próprios e não medem esforços para que assim consiga, porem são poucos esses que de forma vergonhosa ferem a nobre profissão, que perdem o respeito pelo próximo e até mesmo o respeito aos próprios princípios que lhes foi ensinado.
Com a evolução do sistema jurídico houve também a evolução do Advogado como profissional e social, uma vez que as mudanças ocorrem diariamente, sempre que haja uma mudança esta deve ser observada pelo advogado para que eles se adéquam as novas ou novas mudanças, desde que dentro do que não fira a Constituição. Sempre que houver uma mudança o Advogado uma vez mais até que o cidadão comum tem por obrigação conferir e debater sobre tal mudança uma vez que não concorde com tal, uma vez que esta ferir os princípios constitucionais. A evolução e continua e tende a ser observada pelo profissional e o comum interesse pelo Estado Democrático faz com que a evolução tenha até mesmo o tornado mais integrado ao interesse social já que é o detentor, defensor e principal integrante da chamada Justiça sendo que tem conhecimento para contribuir para seu funcionamento ideal.
Expressando opinião própria com busca de informação complementar, tem como objetivo vir a expor uma visão informal do que muitos buscariam. O Advogado como Cidadão tem um papel importante tão qual como profissional e de forma que um indivíduo que busca aconselhamento ou assessoria a um destes profissionais primeiramente deve buscá-lo como cidadão, já que a confiança depositada para que defenda ou busque seu interesse e de grande valor, o advogado deve sempre observar o interesse social e do indivíduo que lhe buscar como profissional, deve sempre lembrar da nobreza da profissão, deve também jamais se esquecer de seus princípios e também sempre zelar para que seja feita a justiça de forma imparcial. A Constituição Federal brasileira menciona no “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza…”.