No momento, você está visualizando Aprenda a fazer esfoliação em casa e melhore a saúde dos fios

Aprenda a fazer esfoliação em casa e melhore a saúde dos fios

Se o seu cabelo demora muito a crescer, e você já fez de tudo para acelerar esse processo, pode ser que o seu couro cabeludo precise de uma limpeza profunda com um shampoo esfoliante. De acordo com a dermatologista Carolina Marçon, do Rio de Janeiro, esse hábito pode ter um papel fundamental na saúde dessa região, especialmente para quem usa muitos produtos no cabelo ou tem os fios oleosos. Para esclarecer o assunto, o DermaClub conversou com a médica para entender se realmente a esfoliação capilar estimula o crescimento das madeixas. Entenda!

Ao longo da semana, uma porcentagem dos produtos que usamos para cuidar dos fios acabam se alojando no couro cabeludo, podendo obstruir os poros dessa região, deixando-a comprometida. “A esfoliação no couro cabeludo pode ser benéfica para fazer remoção de resíduos de produtos que que são aplicados no cabelo, como finalizadores, sprays, géis ou outros, que podem ficar acumulados nessa região”, explicou a médica. “Assim, essa prática ajuda na eliminação dessas substâncias, deixando o couro mais limpo e, consequentemente, mais saudável. Então, é indicado para quem tem couro mais oleoso ou para quem usa muito produto no cabelo”.

Além de desobstruir os poros do couro cabeludo, a massagem feita com as micropartículas do esfoliante também pode ser benéfica para essa região. “Isso acaba estimulando a microcirculação local, o que pode ter um benefício em relação ao favorecimento da chegada de nutrientes no folículo”, explicou Carolina Marçon.

O ideal é esfoliar o couro cabeludo uma vez na semana ou, no máximo, duas, para quem tem cabelos muito curtinhos e usa bastantes produtos. Porém, é importante ter alguns cuidados com o hábito. “Quem tem um couro sensível ou algum quadro de dermatite precisa ter bastante cuidado, já que o hábito frequente acaba removendo o manto hidrolipídico e deixando a área suscetível à ação dos agentes externos”, contou a dermatologista.

Outra das vantagens da esfoliação para quem está tentando deixar o cabelo crescer, é que ela ajuda na penetração de ativos de produtos que, por exemplo, ajudem nesse processo. “Se você quiser fazer algum tratamento para o couro cabeludo, é interessante fazer a esfoliação previamente, já que isso aumentam a capacidade de penetração das substâncias usadas. Ao mesmo tempo, também aumenta a penetração de outros ativos não tão benéficos, por isso é importante evitar fazer antes de uma tintura, alisamento ou outro procedimento químico desse tipo”, alertou Carolina.

Deixe um comentário